0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

Faturas Online Serviços Online

Antes de escavar, entre em contato com a GasBrasiliano.

O Gás Natural e as Redes de Distribuição

O Gás Natural é um combustível inflamável e não tóxico, odorizado artificialmente, com o objetivo de facilitar a sua identificação em caso de vazamento.

A GasBrasiliano possui redes de distribuição de Gás Natural construídas com tubulações de aço carbono ou polietileno de alta densidade (PEAD), rigorosamente projetadas conforme normas técnicas nacionais e internacionais.

Além disto, a GasBrasiliano é responsável pela operação e manutenção das redes de distribuição, de forma a garantir a segurança do fornecimento de gás aos seus clientes, bem como a segurança da população.

Como identificar a existência das redes de distribuição da GasBrasiliano

Embora as redes de distribuição sejam construídas no subsolo, ao longo dos traçados das tubulações são instaladas sinalizações de fácil identificação indicando que próximo àquele local há rede e que, portanto, alguns cuidados devem ser tomados.

Confira abaixo algumas formas de identificar a existência de redes de distribuição de gás natural:

Marca de concreto em áreas rurais
                Marco de concreto em áreas rurais                                              Tachão de sinalização em áreas urbanas


                          Tampa de caixa de válvula                                                                     Fita de sinalização

Entre em contato com a GasBrasiliano e solicite o acompanhamento de um técnico

Antes de realizar obras de escavação, entre em contato com a GasBrasiliano por meio da Central de Atendimento (0800 773 6099) e solicite o acompanhamento de um técnico de operações, que irá até o local com o cadastro das redes instaladas para que sejam realizados todos os procedimentos de segurança.

0800 773 6099, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Cuidados necessários para realização dos trabalhos

As escavações somente devem ser realizadas mediante a presença de um técnico da GasBrasiliano munido do cadastro das redes próximas ao local dos serviços. Devem ser identificados os pontos de interferência da obra a ser realizada com as redes da GasBrasiliano e realizadas sondagens para localização da tubulação de Gás Natural. Somente após a identificação da tubulação será autorizada a escavação, que deverá ser realizada seguindo rigorosamente as orientações de segurança, respeitando as profundidades identificadas na sondagem realizada.

Recomposição do local escavado

Após a conclusão das obras de interferência, o local deve ser recomposto com material de boa qualidade e com as mesmas características encontradas originalmente.

Na fase de projeto, consulte a GasBrasiliano

Antes de realizar obras nas ruas, entre em contato com a GasBrasiliano por meio da Central de Atendimento (0800 773 6099) e solicite orientações sobre os projetos que podem interferir com as redes de distribuição.

O que fazer em caso de suspeita de vazamento

Escavações que não seguem as orientações da GasBrasiliano podem danificar as redes de distribuição de Gás Natural e causar danos a pessoas e materiais, além da paralisação de fornecimento do combustível a residências, comércios e indústrias, causando também prejuízos econômicos. Portanto, para evitar acidentes, antes de realizar qualquer escavação, solicite orientações da GasBrasiliano, que possui equipes de plantão para atender qualquer tipo de situação 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Em caso de suspeita de vazamento, interrompa as atividades, desligue os equipamentos elétricos e avise imediatamente a GasBrasiliano por meio da Central de Atendimento (0800 773 6099).

Para ajudá-los, elaboramos um Programa de Gerenciamento de Riscos e Atuação em Emergência.
Clique aqui e faça o download.

topo