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Tecnologia diesel-gás mostra economia de 13% por quilômetro e redução de 10% na emissão de CO2
28/08
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Tecnologia diesel-gás mostra economia de 13% por quilômetro e redução de 10% na emissão de CO2

A GasBrasiliano participou da 26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), em Sertãozinho, tendo como destaque o sistema diesel-gás, que tem como objetivo reduzir custos no transporte com veículos pesados e diminuir a emissão de CO2.  Durante todos os dias da Feira, a empresa disponibilizou para exposição um caminhão com a tecnologia diesel-gás e atendeu os interessados em saber mais sobre o sistema. O caminhão exposto foi um Volvo Modelo FH 460, movido a gás natural veicular (GNV) e diesel, e que circula na rota entre Matão e o Porto de Santos no transporte de suco de laranja.

No dia 22, o Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, recebeu das mãos do diretor presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior, os resultados dos testes para uso da tecnologia diesel-gás em caminhões do setor sucroenergético, fruto de um acordo feito na Fenasucro 2017 com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), a usina São Martinho, a Convergás Fuel System e a Mahle Metal Leve.

Para o Secretário, os resultados destes testes são de suma importância para o setor e para o país, pois apresentam uma tecnologia alternativa que melhora as condições ambientais e reduz custos, sem perda da performance dos motores e ainda com um sistema flex. “A grande vantagem do sistema diesel-gas é que em alguns lugares em que os caminhões não encontrem gás, podem operar somente com diesel. Isso é importante não só para frotas cativas, que percorrem sempre a mesma rota, como este caminhão que está exposto na Feira, mas pode-se ampliar para grandes frotas de caminhão, máquinas em campo – tratores, colheitadeiras, plantadeiras etc, como depois chegar inclusive a frotas urbanas de transporte de passageiros. É um caminho sem volta”, explica Meirelles. Outro benefício levantado pelo Secretário é que a oferta potencial de gás natural nos próximos 5 a 10 anos no Brasil será gigantesca e o excedente terá que ser usado na geração de energia elétrica ou no setor de transporte, o que faz desta tecnologia uma solução eficiente para a destinação do produto.

Os resultados, que também foram apresentados em palestra realizada no dia 23 pela GasBrasiliano com o tema “Dê um gás na sua economia. Sistema diesel-gás”, mostraram uma economia de aproximadamente 13% por quilômetro rodado, redução de 10% na emissão de gás carbônico (CO2), até 20% nos níveis de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), bem como a diminuição da liberação de material particulado e fumaça. Os testes foram realizados em um motor Mercedes-Benz de 440HP abastecido com Gás Natural Veicular (GNV).

Segundo Piazza, a utilização de sistemas diesel-gás em veículos pesados é motivada pela redução de custos com combustível e significativo ganho em termos de emissão de gases de efeito estufa. Contudo, o mercado se ressente de informações quantitativas que possam direcionar investimentos pelos empresários e políticas públicas de apoio à conversão de frotas. “Foi nesse cenário que a GasBrasiliano propôs à Arsesp a iniciativa em seu P&D, realizado anualmente, além do acordo firmado em 2017 envolvendo a São Martinho, a Convergás Fuel System e a Mahle, referência nacional e internacional na homologação de motores, reconhecida pelo Inmetro em ensaios desta natureza”, afirma.

A GasBrasiliano já iniciou a segunda fase dos testes em bancada, agora focada na validação do catalisador e possível otimização da calibração do kit diesel-gás.

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