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Novo Consumidor

É com grande satisfação que o temos como novo consumidor de Gás Natural. Este espaço tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas que podem surgir ao tornar-se um consumidor da GasBrasiliano.

Acesse o conteúdo Procedimentos de Novas Instalações para conhecer alguns de nossos procedimentos. Caso tenha outros questionamentos, acesse o link Dúvidas Frequentes e tire suas dúvidas. Se ainda assim não encontrar a informação que deseja, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Orientações gerais:

Se você adquiriu ou alugou um apartamento com Gás Natural, entre em contato com a GasBrasiliano agendando a ligação do gás. Caso não saiba em quais equipamentos poderá utilizar o produto, clique aqui ou entre em contato conosco.

Para os condomínios de apartamentos com medição individual, ou seja, um medidor de Gás Natural para cada apartamento, o consumidor deverá entrar em contato com a GasBrasiliano solicitando a ligação do Gás Natural e, se necessária, a conversão dos equipamentos a serem utilizados.

Para os condomínios de apartamentos com medição coletiva, ou seja, um único medidor de Gás Natural para todos os apartamentos, o consumidor deverá entrar em contato com a GasBrasiliano solicitando apenas conversão dos equipamentos a serem utilizados com Gás Natural, no caso destes não serem convertidos.

Em caso de necessidade de conversão dos equipamentos para o Gás Natural, fique atento:

  • Para equipamentos que estiverem na garantia, orientamos que a conversão seja realizada por meio da assistência técnica do fabricante. Dependendo do modelo e do fabricante, a conversão é realizada sem custos.
  • Para equipamentos que estiverem fora do período de garantia, a conversão poderá ser feita pela GasBrasiliano ou por meio de assistência técnica terceirizada. Para a conversão, é necessário que nossos técnicos adentrem no imóvel. 

Para aquisição de aquecedores a Gás Natural, dê preferência para produtos certificados e com selo CONPET de Eficiência Energética. É importante que a instalação dos aquecedores seja efetuada por um profissional qualificado, seguindo rigorosamente as orientações do fabricante. Aquecedores instalados por pessoas não qualificadas oferecem riscos a sua segurança.

No momento da instalação de móveis planejados ou embutidos, atentar-se a manter espaço aberto e de fácil acesso para a válvula de bloqueio. O espaço deve permitir a instalação do flexível à válvula. Em caso de dúvidas, ligue para a GasBrasiliano e nossa equipe dará toda a orientação necessária.

Atenção! Permita somente a entrada de pessoal devidamente credenciado GasBrasiliano.

 

Procedimentos de novas instalações (FAQ)

Quais os documentos necessários para solicitar o fornecimento do Gás Natural?

Para a solicitação do Gás Natural para PESSOA FÍSICA, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação.

Gostaria de utilizar o Gás Natural em minha residência. É necessária alguma adequação no imóvel?

Sim. Para utilização do Gás Natural, a unidade usuária deve estar com a rede interna pronta e estanque. A rede interna é de propriedade do consumidor, tendo o mesmo que realizar a construção, sendo também de sua responsabilidade a manutenção da mesma. A GasBrasiliano não realiza serviços em rede interna, devendo o consumidor procurar por empresa especializada para sanar suas dúvidas e necessidades.

Solicitei a ligação do gás natural em minha residência. Em quais equipamentos posso utilizar?

O Gás Natural pode ser utilizado em diversos tipos de equipamentos como fogão, forno, cooktop, churrasqueira, ar-condicionado, sauna, secadora de roupa, aquecedor de água, aquecedor de ambiente, dentre outros. Todos os equipamentos devem ser próprios para utilização do Gás Natural. Caso não sejam, deve ser verificada com o fabricante a possibilidade de conversão (adaptação) do aparelho. Caso tenha alguma dúvida referente às possibilidades de uso, clique aqui.

Comprei um fogão novo. O que é necessário para utilizar o Gás Natural?

Ao realizar a compra de um fogão, forno ou cooktop novo, você pode fazer a opção por adquirir equipamentos próprios para utilização do Gás Natural. Caso o equipamento não seja para uso do Gás Natural, deve ser solicitada à empresa fabricante a adaptação do equipamento. A conversão é realizada por técnicos especializados, que trocarão os bicos injetores de gás do aparelho e, se necessário, o manípulo. Para equipamentos que estiverem na garantia, orientamos que a conversão seja realizada por meio do próprio fabricante. Para equipamentos que estiverem fora do período de garantia, a conversão poderá ser feita pela GasBrasiliano ou por meio de assistência técnica terceirizada.

Para a utilização do Gás Natural em fogão de embutir, o gabinete deve ter uma abertura lateral para dar acesso ao registro de segurança. Deve também estar encaixado no gabinete. Outros modelos de fogões devem estar desembalados, com os pés já encaixados e próximos ao local da instalação.

Quero utilizar o Gás Natural no chuveiro. O que preciso fazer?

Para utilizar o Gás Natural como fonte de energia para o chuveiro, a residência deve contar com instalação de água quente e fria, onde as duas se misturam para que o banho fique na temperatura ideal, proporcionando muito mais conforto. É necessário adquirir e instalar a(s) ducha(s) e o aquecedor a Gás Natural, que podem ser encontrados em lojas de departamento, lojas de materiais para construção, hipermercados etc. Para aquisição de aquecedores, dê preferência para produtos certificados e com selo CONPET de Eficiência Energética.

Comprei um aquecedor e não sei onde posso instalar. Há algum local específico? Como deve ser este lugar?

Para sua segurança, o aquecedor deve ser instalado em áreas de ventilação permanente, sendo o local mais apropriado a área de serviço. As janelas devem possuir báscula(s) fixa(s), na posição aberta, totalizando 600 cm² de área livre. De acordo com as normas, é proibida a instalação de aquecedores a gás em forros, armários embutidos, nichos internos ou qualquer local sem ventilação permanente. Procure sempre um profissional qualificado e exija o cumprimento das normas brasileiras vigentes para instalação de equipamentos a gás.

Posso instalar móveis planejados e tampar a válvula do gás?

Não. Evite fazer armários que envolvam fisicamente ou obstruam a válvula de bloqueio e o flexível (mangueira) do gás, que devem estar em espaços abertos e de fácil acesso para sua segurança.

O que é tarifa mínima?

Para o mercado residencial individual, tarifa mínima é o valor cobrado pelo consumo de 0,00 a 5,00m³ de gás natural, representado pelo termo fixo da primeira faixa da estrutura tarifária. Ou seja, o que for consumido entre 0,00 e 5,00m³ estará comtemplado dentro do termo fixo. Exemplo: se um consumidor deste mercado consumir 1,00m³ em determinado mês e no mês seguinte consumir até o máximo de 5,00m³, pagará o mesmo valor de fatura. Se utilizar acima de 5,00m³, pagará pelo excedente de acordo com a quantidade consumida.

Já para o mercado residencial coletivo, é cobrado mensalmente um termo fixo, independente do volume consumido.

Para saber o valor atual das tarifas, clique aqui.

Gostaria de cadastrar meu e-mail para receber mensalmente as contas de gás, é possível?

Atualmente a GasBrasiliano não disponibiliza este serviço, porém você poderá utilizar nosso site ou entrar em contato através da Central de Atendimento para solicitar a 2º via da fatura. É rápido e prático.

Como posso obter a 2ª. via da fatura?

Caso necessite da 2ª. via de alguma fatura, entre em contato por meio de nossa Central de Atendimento ou com uma das lojas de atendimento.

Se eu possuir contas de gás em atraso, como serei informado deste débito?

A informação é realizada por meio da própria fatura de Gás Natural, no campo “Aviso de Contas Vencidas”, além de um aviso de débito encaminhado por meio de correspondência física para que o consumidor seja notificado da falta de pagamento.

Como faço para obter informações sobre débitos?

É possível obter informações sobre débitos por meio de nossa Central de Atendimento ou das lojas de atendimento.

Meu nome pode ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito - SERASA?

Sim, a GasBrasiliano possui parceria com o SERASA e seu nome pode ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito no caso de atraso de pagamento. O processo de inclusão acontece da seguinte forma: O SERASA envia uma carta para os consumidores informando o prazo de 10 dias corridos (a contar da emissão da carta) para que haja manifestação em relação ao débito. Após este prazo, não havendo manifestação, é realizada a inclusão e o registro é divulgado entre os associados do SERASA, restringindo assim as operações de crédito. Importante: A regularização da situação é feita automaticamente mediante o pagamento do(s) débito(s) objeto(s) da ação, não havendo a necessidade de entrar em contato com a GasBrasiliano.

Como cadastrar minha conta de gás em Débito Automático?

Está disponibilizado o cadastro de débito automático como forma de pagamento das contas de gás natural canalizado nos bancos Itaú, Santander, Banco do Brasil e Bradesco. Para optar por esta forma de pagamento, verifique na parte inferior de sua fatura o código para cadastro e apresente-o em sua agência ou faça a adesão através do internet banking ou telefone. Aos correntistas dos demais bancos, em breve será disponibilizada mais esta facilidade.

Onde posso pagar minha conta de gás?

Os consumidores têm à disposição várias modalidades para realizar o pagamento da fatura de Gás Natural nos bancos conveniados à GasBrasiliano: por meio da internet, terminais de auto atendimento, caixas dos agentes conveniados e até via telefone. Conheça todos os bancos conveniados:

  • Banco Santander
  • Banco do Brasil
  • Banco Postal Banco do Brasil
  • Banco Bradesco
  • Banco Itaú
  • Caixa Econômica Federal
  • Rede de Casas Lotéricas

Quero converter meu equipamento com a GasBrasiliano. Caso ocorra algum problema, a mesma me fornecerá serviços de assistência técnica?

Sim, a GasBrasiliano conta com equipes especializadas para solucionar possíveis problemas após a conversão do equipamento por ela realizada. Mas fique atento! A responsabilidade pela correta utilização e manutenção do equipamento é de responsabilidade do consumidor.

Os serviços prestados pela GasBrasiliano são cobrados?

Apenas o serviço de Religação é cobrado pela GasBrasiliano. O consumidor poderá optar por pagar uma taxa para a religação do Gás Natural no prazo de 1 (um) dia útil ou pela religação emergencial, com prazo de até 4 (quatro) horas após a solicitação. Todos os demais serviços são gratuitos. Para saber sobre os valores de religação, entre em contato conosco.

Gostaria de desconverter o meu equipamento. O que devo fazer?

Para que o consumidor volte a utilizar outro tipo de energia que não seja o Gás Natural, deve procurar uma empresa especializada neste combustível para solicitar a conversão do equipamento.

Meu aquecedor não está funcionando. O que faço?

Verifique se está procedendo da forma correta de acordo com o tipo de aquecedor. Para aquecedores com chama piloto e acendimento manual, primeiro abra a válvula de bloqueio e risque o fósforo. A seguir, gire o botão até a posição “piloto” e acenda-o imediatamente. Após acendê-lo, gire mais o botão e abra a torneira de água, verificando se o queimador está totalmente aceso. Para aquecedores com chama piloto e acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o piloto deve se acender na primeira tentativa. Caso contrário, o gás estará vazando durante as diversas tentativas de acendimento, havendo risco de explosão. Para aquecedores com acendimento automático, primeiro abra a válvula de bloqueio. Em seguida, o queimador deve acender imediatamente quando a torneira da água quente for aberta. Caso haja dificuldade no acendimento, substitua as pilhas ou verifique a ligação elétrica do aparelho. Se você tiver problemas no funcionamento de seu aquecedor, entre em contato com o fabricante do equipamento.

Se eu precisar substituir meu flexível, como devo proceder?

A substituição do flexível é de reponsabilidade do consumidor, por isso fique atento ao prazo de vencimento e as suas condições de uso. Para sua segurança, adquira sempre flexíveis certificados. Para uma maior durabilidade, evite movimentá-lo, esticando ou dobrando, pois isso pode ocasionar ruptura.

Se o fornecimento de gás for suspenso por falta de pagamento, como devo proceder?

O fornecimento do Gás Natural é suspenso após 60 dias de inadimplência para consumidores do mercado residencial e 30 dias para os demais mercados, sempre contados a partir da data de vencimento da fatura. Após a regularização dos débitos vencidos, a baixa bancária leva cerca de 3 (três) dias úteis. O consumidor deve entrar em contato com a companhia solicitando a Religação do gás no local. Para a religação, será cobrada uma taxa.

Por que quando pago a fatura, a GasBrasiliano não recebe a informação de imediato, precisando aguardar a baixa bancária?

O prazo para compensação do pagamento é de cerca de 3 (três) dias úteis. Após este prazo, os pagamentos recebidos pelos agentes conveniados são comunicados à GasBrasiliano. Caso deseje agilizar algum processo, basta apresentar o comprovante de pagamento em uma de nossas lojas de atendimento ou enviar o comprovante por e-mail.

Como proceder se eu pagar uma conta em duplicidade?

Caso realize o pagamento de uma fatura em duplicidade, entre em contato conosco por meio de nossa Central de Atendimento ou de uma das lojas de atendimento solicitando a devolução do valor.

Gostaria de encerrar o contrato de fornecimento de Gás Natural, como faço? É cobrada alguma taxa?

Para deixar de utilizar o Gás Natural, basta entrar em contato conosco solicitando o encerramento do contrato. Você não pagará nada por isso. Apenas será encaminhada sua última conta de utilização do gás (fatura residual), que será referente à última leitura realizada na unidade usuária até a data da suspensão do fornecimento.

Minha conta venceu, posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independente da data de vencimento. Basta apenas você comparecer a um dos bancos conveniados ou casas lotéricas e efetuar o pagamento.

Por que o consumo do meu vizinho é menor que o meu, se na casa dele há mais pessoas que na minha?

As diferenças de consumo estão principalmente atreladas à quantidade de equipamentos instalados no imóvel (fogão, aquecedor, secadora etc) e aos hábitos de consumo. A frequência e duração do consumo de uma família dificilmente terão o mesmo padrão e, consequentemente, o mesmo consumo de outra.

Por que no inverno o consumo é maior?

Isso ocorre principalmente devido à queda na temperatura ambiente. Em períodos mais frios, a água chega mais fria na tubulação e alteramos a potência calorífica do aquecedor (termostato para aquecedores de acumulação e botão de controle de temperatura para aquecedor de passagem) para atingir um nível de temperatura desejada, e consequentemente, é necessária uma maior quantidade de gás para aquecer a mesma quantidade de água usada em períodos mais quentes. Outro fator importante é a mudança dos hábitos de consumo, como por exemplo, a tendência de tomar banhos mais quentes e demorados no inverno.

Posso ter o gás desligado se não permitir acesso ao leiturista?

Sim, pois conforme a Portaria da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), é dever do consumidor permitir o livre acesso aos locais em que estiverem instalados os equipamentos de medição para fins de leitura. Salientamos que o não cumprimento pode acarretar na suspensão do fornecimento do gás, desde que haja prévio aviso da GasBrasiliano.

Se o imóvel estiver fechado, impossibilitando o acesso do leiturista, o que pode acontecer?

É muito importante que seja facilitado o acesso ao medidor. Na fatura é sempre informada a data da próxima leitura para que o consumidor se programe. Caso o leiturista não tenha acesso ao local do medidor por algum motivo, a cobrança será realizada por meio da média de consumo dos três últimos meses. Quando for realizada a leitura, pode ser constatado que o consumo foi maior e esta diferença será cobrada posteriormente.

Caso você tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo.

Rede Interna

Projetando Instalações de Gás Natural

Para levar todos os benefícios do Gás Natural otimizando seu uso, a GasBrasiliano atua lado a lado com construtoras, engenheiros e arquitetos, acompanhando projetos de instalação da rede interna em condomínios residenciais.

Após uma análise do local, estudos de extensão de rede e das necessidades do cliente, a GasBrasiliano fornece toda a orientação para projetos e execução do serviço de instalação da rede de Gás Natural Canalizado.

Durante todas as etapas, realiza visitas e fornece orientação técnica e suporte para a solução de eventuais problemas, além de prestar assessoria no que diz respeito à tubulação, localização do medidor, dimensionamento da instalação, reformas, individualização de medição e conversão dos aparelhos.

Considerações Gerais

De acordo com as características arquitetônicas da edificação e os usos pretendidos, o projeto deve estabelecer a tipologia construtiva mais adequada para a rede de distribuição interna de Gás Natural, as pressões da rede e os materiais das tubulações. A escolha da tipologia construtiva deve ser feita em função da finalidade do imóvel (edifícios, condomínios de casas e comércios) e das características locais.

GasBrasiliano deve ser consultada com relação à existência de rede de distribuição e às pressões de fornecimento.

O projeto, a execução e o ensaio da rede de distribuição interna deve levar em consideração os requisitos da norma ABNT NBR 15526.

Atribuições e Responsabilidades

O projeto, a execução e o ensaio da rede de distribuição interna são de responsabilidade do proprietário do empreendimento. Os projetos da rede de distribuição interna devem ser elaborados por profissional responsável, com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A execução da rede de distribuição interna deve ser realizada por empresa com responsável técnico com registro no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A empresa responsável pela execução da rede de distribuição interna deve possuir procedimentos definidos e pessoas devidamente qualificadas para a execução dos serviços, bem como registros e evidências que possam comprovar esta capacitação.

Qualquer alteração no projeto da rede de distribuição interna somente deve ser executada após a aprovação por profissional responsável e deve ser devidamente registrada.

Após a execução do teste de estanqueidade, deve ser emitido o laudo técnico correspondente pelo responsável registrado no respectivo órgão de classe, acompanhado da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

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