Energia verde - GasBrasiliano

0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano

26/06
Saiu na Mídia

Energia verde

Uma pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) revela que somente em 2021 foram fabricados 2,24 milhões de veículos no Brasil, e a produção de caminhões teve alta de 74,6% no mesmo ano. Veículos movidos a diesel são responsáveis pela metade da concentração de compostos tóxicos no meio ambiente, segundo o Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). 
O biometano é um combustível derivado do biogás. É produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos que são decompostos, como por exemplo, da cana-de-açúcar. Esta matéria-prima pode ser aproveitada para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular, podendo atender residências, comércios, indústrias e veículos leves e pesados. Seu uso em frotas de veículos minimizaria a dependência de combustíveis fósseis, já que emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao diesel.
Por meio da parceria entre a GasBrasiliano, empresa responsável pelo Programa Cidades Sustentáveis, Usina Cocal e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao que tudo indica, ainda neste ano, Presidente Prudente passará a ser abastecida com biometano. As obras iniciaram em agosto de 2021, e o projeto lançado em 2019, com parecer favorável da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
Uma vez implantado, Presidente Prudente será a primeira cidade com um sistema exclusivo de distribuição de biometano do país. O município de Pirapozinho também está incluso no mesmo projeto. No destaque nacional, além da sustentabilidade, economicamente falando, promove diversidade energética, geração de renda, competitividade à indústria e fomento à expansão da rede em regiões mais distantes. 
Em março recente, o governo federal criou linhas de crédito para o setor, e instituiu o “crédito de metano”. A ideia é conceder incentivo adicional a projetos de usinas de biogás e biometano.  
A UEPP apoia iniciativas autossustentáveis que melhorem a qualidade de vida e colaborem com o desenvolvimento socioeconômico regional. 

Fonte: O Imparcial

  • Cocal aposta em “economia verde” e quer consumir até 3,6 mil m³ de biometano ao dia

    Diretor agrícola e gerente de manutenção automotiva da empresa destacam os desafios no uso de biocombustíveis e biofertilizantes na unidade de Narandiba (SP)

  • Arsesp e GasBrasiliano assinam convênio que garante investimento de R$ 18 milhões em desenvolvimento tecnológico

    A ação regulatória inovadora inclui acordos e a obrigatoriedade de expandir a rede para aproximadamente 2 mil novos consumidores residenciais em Araraquara

  • Ônibus movido a gás inicia operação em Ribeirão Preto

    A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março, a primeira volta experimental do ônibus movido a gás para o transporte coletivo urbano, que passará por testes durante 30 dias em Ribeirão Preto.