0800 773 6099
24 horas por dia, todos os dias do ano
Uma pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) revela que somente em 2021 foram fabricados 2,24 milhões de veículos no Brasil, e a produção de caminhões teve alta de 74,6% no mesmo ano. Veículos movidos a diesel são responsáveis pela metade da concentração de compostos tóxicos no meio ambiente, segundo o Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo).
O biometano é um combustível derivado do biogás. É produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos que são decompostos, como por exemplo, da cana-de-açúcar. Esta matéria-prima pode ser aproveitada para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular, podendo atender residências, comércios, indústrias e veículos leves e pesados. Seu uso em frotas de veículos minimizaria a dependência de combustíveis fósseis, já que emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao diesel.
Por meio da parceria entre a GasBrasiliano, empresa responsável pelo Programa Cidades Sustentáveis, Usina Cocal e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao que tudo indica, ainda neste ano, Presidente Prudente passará a ser abastecida com biometano. As obras iniciaram em agosto de 2021, e o projeto lançado em 2019, com parecer favorável da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
Uma vez implantado, Presidente Prudente será a primeira cidade com um sistema exclusivo de distribuição de biometano do país. O município de Pirapozinho também está incluso no mesmo projeto. No destaque nacional, além da sustentabilidade, economicamente falando, promove diversidade energética, geração de renda, competitividade à indústria e fomento à expansão da rede em regiões mais distantes.
Em março recente, o governo federal criou linhas de crédito para o setor, e instituiu o “crédito de metano”. A ideia é conceder incentivo adicional a projetos de usinas de biogás e biometano.
A UEPP apoia iniciativas autossustentáveis que melhorem a qualidade de vida e colaborem com o desenvolvimento socioeconômico regional.
Fonte: O Imparcial
Diretor agrícola e gerente de manutenção automotiva da empresa destacam os desafios no uso de biocombustíveis e biofertilizantes na unidade de Narandiba (SP)
A ação regulatória inovadora inclui acordos e a obrigatoriedade de expandir a rede para aproximadamente 2 mil novos consumidores residenciais em Araraquara
A prefeitura de Ribeirão Preto e a Transerp, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março, a primeira volta experimental do ônibus movido a gás para o transporte coletivo urbano, que passará por testes durante 30 dias em Ribeirão Preto.
GasBrasiliano finaliza obras do projeto Cidades Sustentáveis na região de Presidente Prudente (SP)