São Carlos é um importante centro consumidor de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo – área de concessão da GasBrasiliano, empresa do Sistema Petrobras. Somente em 2013, foram consumidos 16 milhões de m³ de gás natural no município, o que representa cerca de 5% do total distribuído pela companhia.
Desde que assumiu a concessão, a GasBrasiliano investiu R$ 413 milhões na expansão da rede de distribuição de gás natural canalizado e na elaboração de projetos para desenvolvimento de aplicações para o gás natural.
Para ampliar ainda mais sua atuação na região Noroeste, a GasBrasiliano irá investir, em 2014, R$ 21 milhões para construir mais 46 km de rede. A meta é atingir a marca de 325 milhões de m³ de gás natural distribuídos e 17 mil clientes atendidos até o final de 2014.
Atualmente, a rede de distribuição do gás natural está presente em 29 municípios, além de outros 6 que são atendidos com gás natural comprimido (GNC). Entre os principais municípios atendidos pelaGasBrasiliano estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 12,5 mil clientes que consomem em média 860 mil m³/dia e recebem o gás natural por uma rede de distribuição com mais de 860 km de extensão.
Benefícios
O uso do gás natural, independente de suas aplicações, traz uma série de benefícios: sua distribuição, por meio de tubulação, tem fornecimento contínuo e não necessita de armazenagem ou de sistemas de estocagem, liberando áreas em condomínios, empresas e estabelecimentos comerciais.
O transporte do gás natural sendo feito por tubulação contribui para a melhoria da mobilidade urbana, pois ao eliminar o uso de caminhões de combustível em rodovias e em áreas urbanas, propicia a diminuição da emissão de poluentes e melhoria do trânsito. Outra vantagem no uso do gás natural é a preservação do meio ambiente já que, em razão do seu baixo teor de carbono, durante a queima os produtos resultantes de sua combustão são isentos de enxofre e partículas, como fumaça e fuligem.
Na avaliação do diretor-presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior, “a sociedade está em busca, cada vez mais, da sustentabilidade e a preocupação com o consumo consciente de recursos é cada vez maior. O gás natural é a solução energética, economicamente viável, para uma economia de baixo carbono”, afirma.
Fonte - Região em Destake
Motoristas procuram alternativas de driblar o aumento no preço dos combustíveis.
A pandemia do coronavírus ligou o farol do mundo de negócios sobre a importância de aspectos ambientais. Nesse contexto, o biogás se apresenta como uma das opções mais promissoras para o futuro energético do país.
A unidade terá capacidade de produzir 33,5 milhões Nm3 de biogás
Bom atendimento é, por mais um ano, destaque da GasBrasiliano